segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

DESAFIOS

Cada vez mais, penso eu, se colocam à educação, e consequentemente à Escola Pública, enormes desafios. Definitivamente, a Escola arrumadinha, com os meninos em fila, livros sobre as mesas, senhores professores no estrado, meninos que querem aprender e que vêem na Escola a garantia do futuro acabou. Está morta, enterrada e já se lhe rezou por alma o que bastasse!
Agora, a Escola, pelo menos a pública, acolhe todos. Todos signifca aqueles que querem aprender, os que têm pais atentos e exigentes, os que vivem sozinhos, os que se drogam, os que têm perturbações mentais, os que já perceberam que a Escola, por si só, para pouco serve, os que gostariam de estar em qualquer lugar do planeta menos na sala de aula, os que têm problemas emocionais, os que têm distúrbios de personalidade, ... E eu acho que é justo, e que faz sentido, que assim seja! 
Sim, eu acredito, e defendo, uma Escola para todos que, por isso mesmo, tem de ser uma Escola para cada um! Por isso, tenho vontade de chorar quando sou confrontada com técnicos que pretendem enviar jovens para fora da Escola, para outra Escola, para outro lugar que não exija, da parte dos educadores um trabalho diferenciado e atento...
Sim, a Escola Pública nem sempre tem recursos suficientes para responder, condignamente, a todas as solicitações. Mas, sim também, nunca é impossível tentar fazer alguma coisa...
Tudo está em mudança no Mundo, em transformação na ciência mas, acho eu, a maior mudança tem de acontecer na cabeça (e no coração) dos profissionais de educação!

Sem comentários:

Enviar um comentário